Pular para o conteúdo principal

Como deixar seus MP3 com o mesmo volume


Modos de operação do programa




A função principal do MP3Gain analisa seus arquivos MP3 e determina o quão altos eles estão para seus ouvidos. Com isso, é possível deixar todos os arquivos em MP3 com o mesmo volume sem perda na qualidade do som.



O programa funciona com dois tipos de ajuste: por faixa e por álbum. A primeira faz a alteração para o mesmo nível de diversas músicas, independente de elas estarem ou não no mesmo álbum. O programa calcula o volume de cada uma delas e em seguida as corrige até que o nível esteja igual ao definido.



A alteração por álbum corrige uma coleção de músicas relacionadas (em um mesmo álbum) com relação a outro. Dessa forma, ele ajusta todos os seus álbuns para um mesmo grau de volume. Vale lembrar que como nessa opção você vai trabalhar com volume médio de álbum, se houver diferenças entre uma música e outra, ela será mantida.



Adicionando músicas



Para adicionar músicas, primeiro você precisa decidir se deseja efetuar um ajuste por faixa ou por álbum. Para a primeira opção, clique no botão “Adicionar Arquivo(s)” (1), ou em “Adicionar Pasta” (2) para a segunda.







Independente da alternativa escolhida, você observa como resultado a listagem de músicas na interface do programa com respectivo volume, o possível aumento e a diferença de “clipping”. Se você adicionar músicas de pastas diferentes e quiser ter certeza de que as informações estão corretas, para uma nova análise clique em “Análise Rádio” (3) para faixas, ou “Análise Álbum” (4) para álbuns.



Se precisar excluir alguma das músicas da listagem, basta selecioná-la e clicar no botão “Limpar Arquivo(s)” (5). Para limpar toda a lista, clique em “Limpar Todos” (6).



O que é o tal do “clipping”?



Quando um MP3 é decodificado pelo seu tocador, algumas amostragens de som ficam muito altas. Então, o player faz um corte (“clip”) nessas músicas para que não excedam o volume máximo permitido. Se você prestar atenção, nas partes mais altas de algumas músicas, há um som no fundo parecido com um “arranhado”.



Algumas vezes essa sensação faz parecer como se a caixa de som não estivesse suportando tal volume e para tal estivesse “deformando” o som original.



Começando os ajustes



Após adicionar e analisar suas músicas, determine a taxa de volume que será aplicada às faixas. Isso pode ser feito digitando o valor nos campos do quadro “Volume Normal Pretendido” (1). Agora, você deve aplicar as definições para seus arquivos com a liberdade de escolher entre três opções.







O "Ganho Rádio" (2) aplica as configurações exibidas na tela aos seus arquivos MP3 presentes na lista. As alterações são aplicadas imediatamente após clicar no botão. O "Ganho Álbum" (3) faz com que as configurações exibidas na tela seja aplicada em seus arquivos MP3 presentes na lista. As alterações são aplicadas logo após clicar neste botão.



Já o "Ganho Constante" (4) abre uma nova janela que permite especificar uma mudança na forma de ganho absoluto em dB ao invés de volume definido. Para modificar a quantidade aplicada, utilize a barra de rolagem até que o campo dB indique o valor desejado. Cada mudança de posição na barra implica o aumento de 1,5 dB.







Também é possível aplicar o ganho constante para apenas um canal do MP3 (esquerdo ou direito) caso ele esteja no formato “stereo” ou “dual-channel”. Para isso, marque a opção “Aplicar somente a um canal” e selecione uma das opções. A alteração é aplicada após confirmar a operação pelo botão de “OK” na janela.



Maximização de volume



Apesar de esta não ser uma boa forma de deixar todos os seus arquivos MP3 com o mesmo volume, ela também está disponível no programa. Utilizar as opções de maximização faz com que o programa procure o pico de amplitude possível para cada uma das faixas e aplique-o, independente de ser diferente entre uma e outra.



Entretanto, se você não quer equalizar o volume, mas sim deixar as músicas o mais alto possível, esta pode ser uma boa opção. Para utilizá-la, primeiro acesse o menu “Opções” e “Avançado”. Em seguida, marque a caixa de seleção “Ativar Recursos de Maximização”. Confirme a operação.







Agora, no menu “Modificar o Ganho” há duas novas opções: “aplicar o ganho No-Clip máximo para cada arquivo” (1) e “aplicar o ganho No-Clip máximo para o álbum” (2). Carregar músicas para o programa e utilizar a primeira opção faz com que cada uma das músicas seja colocada com a amplitude máxima possível para ela. Selecionar esta opção faz com que o processo seja iniciado.







A segunda opção faz com que cada pasta na lista obtenha um volume máximo. Nesse caso, as músicas estarão no mesmo volume que será a amplitude máxima conseguida entre as faixas presentes na pasta selecionada para a configuração. Ao selecionar esta opção o processo é imediatamente iniciado.



Processo e resultados



Depois de escolher entre uma das opções apresentadas e clicar em seu respectivo botão ou opção, o programa inicia a equalização de suas músicas. O andamento da operação pode ser observado em tempo real pela barra de progresso exibida na interface do programa.







Ao final ele exibe como resultado o volume atual e a diferença de “clipping” da faixa. Agora basta abrir seu MP3 player ou gravar um novo CD com suas faixas favoritas e curtir os resultados!



Oh céus... Não era isso que eu queria...



Calma! Se algo saiu radicalmente errado, não precisa arrancar os cabelos. O programa conta com uma opção chamada “Undo Gain Changes” (Desfazer mudanças de ganho), acessada pelo menu “Modificar o ganho” e que permite desfazer as alterações aplicadas pelo programa na lista de músicas.



Agora você já sabe como utilizar o MP3Gain para equalizar o volume de todas as suas músicas, álbuns ou simplesmente deixá-las com a maior amplitude possível. Esperamos que todos tenham gostado do tutorial e até a próxima!





Se algo saiu radicalmente errado, não precisa arrancar os cabelos. O programa conta com uma opção chamada “Undo Gain Changes” (Desfazer mudanças de ganho), acessada pelo menu “Modificar o ganho” e que permite desfazer as alterações aplicadas pelo programa na lista de músicas.

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer Backup dos favoritos no Google Chrome

Para fazer o backup no google chrome até que é fácil , basta seguir os dados no link a seguir: https://support.google.com/nexus/answer/2819582?hl=pt-BR Poxa, meu chrome nem abre e agora ? Bem.... Devido a um caso que aconteceu , fui atrás para descobrir. Vou ser sincero, não foi tão difícil de descobrir, mas... Na hora do desespero, que nem ocorreu no grupo no face, fica bem complicado se localizar. Temos duas opções: 1- Copiar o arquivo Bookmark. Essa opção é recomendada se for o caso  de o computador não estar carregando o windows ou algo parecido. Claro pode ser utilizado também em qualquer situação. Copie esse caminho e somente substitua o  Nome_Usuario  pelo nome de seu login. C:\Users\ Nome_Usuario \AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Default (obs: esse caminho é para windows 7 e 8)  Ao abrir a pasta perceba que terá o arquivo Bookmark  , copie esse arquivo. Se você quiser até confirmar se estão todos os seu fa...

Instalação de Certificado Digital no ECRV SP

Desde que começou o uso do certificado dentro no site do Detran SP, vem causando algumas dores de cabeça para os técnico que atendem despachantes. 1- Instalação do certificado. A instalação no certificado é o primeiro passo para isso é necessário saber se ele é m token ou cartão. Qual a diferença entre esse dois? Além do formato o software costuma ser diferente, uma coisa que venho percebendo mas não é com todos modelos de token que no windows 7 64 bits alguns não funcionam quando tenta acessar o site no e-CRV. Os demais testes como na secretaria da fazenda e receita federal funcionam, mas no bendito site o e-CRV não vai. Para facilitar a vida de quem não teve a oportunidade de conhecer o tipos de certificado digital estou colocando logo abaixo a imagens. Token Como pode perceber ele é praticamente um pendrive  que possui gravado o arquivo de certificação digital.  Cartão ou E-cpf   Nesse caso é um cartão com um chip, para que o conteúdo no chip...

Ativar o windows 7 (slmgr -rearm)

Na verdade não é bem "ativar", o sistema não estará ativado mas estará nos conformes da MS, sendo tratado como original, dentro do período de cortesia. Simplesmente dê o comando  slmgr -rearm  como administrador. Para isso: Abra o prompt de comando como administrador (digite cmd no campo de busca do Iniciar, clique nele com o direito, e escolha Executar como administrador). Digite: slmgr -rearm E tecle ENTER. Aguarde. Uma janela de confirmação deverá aparece. Feito isso, reinicie o sistema, e o tempo de expiração voltará a ser de 30 dias. Naturalmente ele "rearma" a bomba, ou reseta o tempo de ativação. O ideal é rodar poucos dias antes de vencer o prazo, quando faltar uns 2 ou 3 dias.