Modos de operação do programa
A função principal do MP3Gain analisa seus arquivos MP3 e determina o quão altos eles estão para seus ouvidos. Com isso, é possível deixar todos os arquivos em MP3 com o mesmo volume sem perda na qualidade do som.
O programa funciona com dois tipos de ajuste: por faixa e por álbum. A primeira faz a alteração para o mesmo nível de diversas músicas, independente de elas estarem ou não no mesmo álbum. O programa calcula o volume de cada uma delas e em seguida as corrige até que o nível esteja igual ao definido.
A alteração por álbum corrige uma coleção de músicas relacionadas (em um mesmo álbum) com relação a outro. Dessa forma, ele ajusta todos os seus álbuns para um mesmo grau de volume. Vale lembrar que como nessa opção você vai trabalhar com volume médio de álbum, se houver diferenças entre uma música e outra, ela será mantida.
Adicionando músicas
Para adicionar músicas, primeiro você precisa decidir se deseja efetuar um ajuste por faixa ou por álbum. Para a primeira opção, clique no botão “Adicionar Arquivo(s)” (1), ou em “Adicionar Pasta” (2) para a segunda.
Independente da alternativa escolhida, você observa como resultado a listagem de músicas na interface do programa com respectivo volume, o possível aumento e a diferença de “clipping”. Se você adicionar músicas de pastas diferentes e quiser ter certeza de que as informações estão corretas, para uma nova análise clique em “Análise Rádio” (3) para faixas, ou “Análise Álbum” (4) para álbuns.
Se precisar excluir alguma das músicas da listagem, basta selecioná-la e clicar no botão “Limpar Arquivo(s)” (5). Para limpar toda a lista, clique em “Limpar Todos” (6).
O que é o tal do “clipping”?
Quando um MP3 é decodificado pelo seu tocador, algumas amostragens de som ficam muito altas. Então, o player faz um corte (“clip”) nessas músicas para que não excedam o volume máximo permitido. Se você prestar atenção, nas partes mais altas de algumas músicas, há um som no fundo parecido com um “arranhado”.
Algumas vezes essa sensação faz parecer como se a caixa de som não estivesse suportando tal volume e para tal estivesse “deformando” o som original.
Começando os ajustes
Após adicionar e analisar suas músicas, determine a taxa de volume que será aplicada às faixas. Isso pode ser feito digitando o valor nos campos do quadro “Volume Normal Pretendido” (1). Agora, você deve aplicar as definições para seus arquivos com a liberdade de escolher entre três opções.
O "Ganho Rádio" (2) aplica as configurações exibidas na tela aos seus arquivos MP3 presentes na lista. As alterações são aplicadas imediatamente após clicar no botão. O "Ganho Álbum" (3) faz com que as configurações exibidas na tela seja aplicada em seus arquivos MP3 presentes na lista. As alterações são aplicadas logo após clicar neste botão.
Já o "Ganho Constante" (4) abre uma nova janela que permite especificar uma mudança na forma de ganho absoluto em dB ao invés de volume definido. Para modificar a quantidade aplicada, utilize a barra de rolagem até que o campo dB indique o valor desejado. Cada mudança de posição na barra implica o aumento de 1,5 dB.
Também é possível aplicar o ganho constante para apenas um canal do MP3 (esquerdo ou direito) caso ele esteja no formato “stereo” ou “dual-channel”. Para isso, marque a opção “Aplicar somente a um canal” e selecione uma das opções. A alteração é aplicada após confirmar a operação pelo botão de “OK” na janela.
Maximização de volume
Apesar de esta não ser uma boa forma de deixar todos os seus arquivos MP3 com o mesmo volume, ela também está disponível no programa. Utilizar as opções de maximização faz com que o programa procure o pico de amplitude possível para cada uma das faixas e aplique-o, independente de ser diferente entre uma e outra.
Entretanto, se você não quer equalizar o volume, mas sim deixar as músicas o mais alto possível, esta pode ser uma boa opção. Para utilizá-la, primeiro acesse o menu “Opções” e “Avançado”. Em seguida, marque a caixa de seleção “Ativar Recursos de Maximização”. Confirme a operação.
Agora, no menu “Modificar o Ganho” há duas novas opções: “aplicar o ganho No-Clip máximo para cada arquivo” (1) e “aplicar o ganho No-Clip máximo para o álbum” (2). Carregar músicas para o programa e utilizar a primeira opção faz com que cada uma das músicas seja colocada com a amplitude máxima possível para ela. Selecionar esta opção faz com que o processo seja iniciado.
A segunda opção faz com que cada pasta na lista obtenha um volume máximo. Nesse caso, as músicas estarão no mesmo volume que será a amplitude máxima conseguida entre as faixas presentes na pasta selecionada para a configuração. Ao selecionar esta opção o processo é imediatamente iniciado.
Processo e resultados
Depois de escolher entre uma das opções apresentadas e clicar em seu respectivo botão ou opção, o programa inicia a equalização de suas músicas. O andamento da operação pode ser observado em tempo real pela barra de progresso exibida na interface do programa.
Ao final ele exibe como resultado o volume atual e a diferença de “clipping” da faixa. Agora basta abrir seu MP3 player ou gravar um novo CD com suas faixas favoritas e curtir os resultados!
Oh céus... Não era isso que eu queria...
Calma! Se algo saiu radicalmente errado, não precisa arrancar os cabelos. O programa conta com uma opção chamada “Undo Gain Changes” (Desfazer mudanças de ganho), acessada pelo menu “Modificar o ganho” e que permite desfazer as alterações aplicadas pelo programa na lista de músicas.
Agora você já sabe como utilizar o MP3Gain para equalizar o volume de todas as suas músicas, álbuns ou simplesmente deixá-las com a maior amplitude possível. Esperamos que todos tenham gostado do tutorial e até a próxima!
Se algo saiu radicalmente errado, não precisa arrancar os cabelos. O programa conta com uma opção chamada “Undo Gain Changes” (Desfazer mudanças de ganho), acessada pelo menu “Modificar o ganho” e que permite desfazer as alterações aplicadas pelo programa na lista de músicas.