Pular para o conteúdo principal

Instalação de Certificado Digital no ECRV SP

Desde que começou o uso do certificado dentro no site do Detran SP, vem causando algumas dores de cabeça para os técnico que atendem despachantes.

1- Instalação do certificado.

A instalação no certificado é o primeiro passo para isso é necessário saber se ele é m token ou cartão. Qual a diferença entre esse dois?

Além do formato o software costuma ser diferente, uma coisa que venho percebendo mas não é com todos modelos de token que no windows 7 64 bits alguns não funcionam quando tenta acessar o site no e-CRV. Os demais testes como na secretaria da fazenda e receita federal funcionam, mas no bendito site o e-CRV não vai.

Para facilitar a vida de quem não teve a oportunidade de conhecer o tipos de certificado digital estou colocando logo abaixo a imagens.



Token
Como pode perceber ele é praticamente um pendrive  que possui gravado o arquivo de certificação digital.







 Cartão ou E-cpf

 Nesse caso é um cartão com um chip, para que o conteúdo no chip possa ser lido é utilizada a leitora. Que possui sua entrada em USB e também possui diversos modelos. Fique atento na hora que for instalar.





   Para fazer a instalação desse certificados em alguns caso vem um cd de instalação, caso não venha verifique com o proprietário onde que ele adquiriu esse certificado.

É muito comuns a aquisição dele através do Serasa Experian e Certisign. Através desses sites você conseguirá fazer os downloads dos drivers e sistemas de gerenciamento do certificado segue os link abaixo.

http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/certificado-digital

http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/downloads/


2- Qual é o sistema operacional?


Como disse anteriormente em alguns modelos de tokens não funcionam corretamente no windows 7 64-bits. Como opção você pode utilizar o xp ou o windws 7 - 32 bits.

3- Instalação além do certificado

Para o e-CRV funcionar na máquina ainda é necessária algumas configurações.

Se estiver utilizando o windows 7 é necessário diminuir o Controle de conta de usuário

Iniciar> Painel de Controle> Contas de Usuários> Alterar configurações de Controle de Contas de usuário

Quando abrir a telinha diminua conforme a imagem abaixo:


Após de OK reinicialize o computador.

Se estiver usando windows XP não há necessidade de fazer configuração alguma. Apenas continue seguindo os passos abaixo.

-Instalação do plugin do Java

Bem para fazer o download do plugin do Java venho instalado através deste link e vem dando certo http://www.java.com/pt_BR/download/testjava.jsp 

Ao finalizar a instalação ele solicita para fazer o teste da versão, recomendo que efetue a verificação do plugin que através desta opção já é possível habilitar o plugin dentro no navegador automaticamente.

- Instalação do Microsoft Capicom

Essa é mais uma opção de certificação no site no e-CRV . Com isso se estiver utilizando o token e ele não for reconhecido corretamente pelo Java  você pode optar pelo CAPICOM. Através dele é possível reconhecer a assinatura digital criptografada que possui dentro do certificado digital. Segue o link para o download.


4 - Configurando o site e-CRV

 Feito todos os passos anteriores está na hora de testar.

 Entre no site https://www.e-crvsp.sp.gov.br/ e informe o número de CPF e senha cadastro.

Em seguida irá abrir uma tela de autenticação através do Java. Se caso o abir uma tela de bloquear ou não bloquear, escolha a opção não bloquear.

Quando abrir a tela vá na opção "Configurar"


Na próxima tela você irá escolher a opção Token para o dispositivo Token que lembra o pendrive dela deixe a opção "Automático".  Clique em ok e tente autenticar, se der um erro que o certificado não foi encontrado no repositório, volte na opção configurar e coloque o opção microsoft CAPI.

Caso seja Cartão escolha a opção Microsoft CAPI. Clique em ok e autentique.


Bem espero ajudar com esse artigo. 

Até mais.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer Backup dos favoritos no Google Chrome

Para fazer o backup no google chrome até que é fácil , basta seguir os dados no link a seguir: https://support.google.com/nexus/answer/2819582?hl=pt-BR Poxa, meu chrome nem abre e agora ? Bem.... Devido a um caso que aconteceu , fui atrás para descobrir. Vou ser sincero, não foi tão difícil de descobrir, mas... Na hora do desespero, que nem ocorreu no grupo no face, fica bem complicado se localizar. Temos duas opções: 1- Copiar o arquivo Bookmark. Essa opção é recomendada se for o caso  de o computador não estar carregando o windows ou algo parecido. Claro pode ser utilizado também em qualquer situação. Copie esse caminho e somente substitua o  Nome_Usuario  pelo nome de seu login. C:\Users\ Nome_Usuario \AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Default (obs: esse caminho é para windows 7 e 8)  Ao abrir a pasta perceba que terá o arquivo Bookmark  , copie esse arquivo. Se você quiser até confirmar se estão todos os seu favoritos gravado nele, ba

Instalar epson lx300 no windows 7 (seven)

1° vai em Dispositivos e Impressoras 2° Adicionar uma impressora 3° adicionar uma impressora Local 4° usar uma porta existente (LPT1) e clique avançar 5° nessa tela voce clica em Windows Update (claro que tem que estar conectado com alguma internet) e aguarde ele vai baixar novos Drivers de Impressoras 6° quando ele terminar voce vai no Fabricante e escolha Epson (se for Epson claro) e depois vai em impressoras e escolha lá o modelo de matricial que voce quer (meu caso FX 2190 V 2.0) ou LX 300 e avança e segue as configuraçoes que voce ja deve estar acostumado como: ... selecionar como padrão..., imprimir pagina de testes... e etc. 7° apos tudo instalado (mesmo a impressora nao estar ligado no pc pois voce quer usar na rede = a eu) vai de novo em dispositivos e impressoras e clique com o direito do mouse na matricial que voce instalou e escolha "Propriedade da impressora" (nao é a ultima opção nao) 8° feito isso vai na aba Portas e clique em Adici