Pular para o conteúdo principal

Windows 7 : Criar uma partição Recovery

O windows 7 parece ser possível criar uma partição escondida, que permite o acesso a todos as ferramentas de reparação, bem como à possibilidade de reinstalação completa do sistema, sem precisar de nenhum outro suporte como DVD ou pen drive. 
O mesmo princípio que as partições "Recovery" criadas pelos construtores. 

Para começar, você precisa então de :
  • Um PC funcional.
  • Um disco virgem, (aquele destinado a receber a partição de recuperação) este disco pode por exemplo, ser montado em um disco externo.

ou então conectado via um adaptador Usb - s.ata/ide.
  • Seu DVD de Windows 7. (ou o arquivo iso para extrair o conteúdo)

    Preparação do disco rígido

    O disco rígido deverá ser particionado em dois. Ou uma partição de mais ou menos 3.5GO, no início do disco, de maneira que esta partição possa conter a totalidade dos arquivos de DVD, e uma segunda para a partição do sistema. 

    Eu criei somente a partição de mais ou menos 3GO, e deixei o resto como espaço livre não utilizado. O programa de instalação criará esta partição automaticamente . 

    Visão de conjunto dos discos.

    Encontra-se aqui uma visão sobre a gestão dos discos do computador, a partir do qual nós iremos particionar nosso disco rígido externo virgem. 


    Visão do disco de destino.

    Aqui uma visão do nosso disco rígido externo particionado. 



    Esta dica foi criada a partir de um laptop, por isso a necessidade de trabalhar com um disco externo. No caso de uma configuração com discos múltiplos bastará modificar, após a manipulação, a ordem do boot para arrancar com a partição recém criada. 

    Copiar dos arquivos

    Depois de criada as partição de 3 a 4 GO, basta copiar simplesmente a totalidade do DVD nesta partição. 

    Preparação da partição para torná-la bootável

    Para efetuar isto nós podemos nos servir de dois métodos. 
    Uma utilizando o utilitário chamado Bootsect.exe situado na pasta "Boot" de seu DVD. Ou então copiando esta pasta « Boot » no seu disco rígido. (colocando-o, por exemplo, na raiz de seu leitor C/.) 

    Abra a caixa de diálogo de comando 
    menu Iniciar > acessórios > clique direito em " caixa de diálogo de comando " > "Executar como administrador" 
    E digite isto :
    • E: (leitor DVD)
    • cd /boot (Abertura da pasta boot na caixa de diálogo de comando)
    • bootsect /nt60 D: (lançamento do Executável bootsect.exe + variante /nt60 para o disco de destino Recovery que é D:)


    (não se esqueça de trocar as letras E: e D: pelas letras de seus leitores cd/dvd e as letras de suas partições ! ) 

    Se você trabalhar a partir da pasta « Boot » colocada em seu disco rígido, você deverá especificar o caminho desta pasta na caixa de diálogo de comando. 

    exemplo : 
    Copie sua pasta "Boot" na raíz de C/ 
    Depois lance os seguintes comandos.
    • C: (para colocar-se na raíz de C/ )
    • cd /boot (Abertura da pasta boot na caixa de diálogo de comando)
    • bootsect /nt60 D: (lançamento do executável bootsect.exe + variante /nt60 para o disco de destino Recovery que é D:)



    Uma mensagem "boot code was successfully updated on all targeted volumes "deve afixar-se. 

    Verifique em seguida que a partição esteja marcada "ativa" na gestão dos discos. 

    Em últimos casos, faça um clique direito sobre a partição e "marque a partição como ativa " 

    [Note que no caso das versões 64 bits você deverá lançar o comando a partir de um sistema 64 bits

    Fim da manipulação

    Monte agora o disco rígido no PC e Inicie. 

    O PC vai lançar automaticamente o programa de instalação a partir de sua partição Recovery, e agregará um entrada «Windows setup» nas entradas do arquivo bcd

    (então não tem necessidade de utilizar outros softwares para editar as entradas de arranque). Tudo se faz automaticamente ! 


    /!\ Atenção ! No momento da instalação a partir da partição Recovery você deve selecionar somente uma vez a linha "Windows setup". Selecionar uma segunda vez, teria como conseqüências re-lançar o processo de instalação. 


    Você tem agora um PC equipado com uma partição Recovery que lhe permitirá reparar ou reinstalar novamente Windows 7 em caso de problema. 






    Atenção! 
    Esta é uma dica que foi criada e verificada com a ajuda das versões Integral e Home Premium 
    do Windows 7.7600 RTM. 
    Não é garantido que esta dica possa ser aplicada nas versões beta, RC anteriores, bem como nas versões OEM que são disponibilizadas pelos construtores. 
    Não hesite em nos informar de sua operação. E obrigado a todos pelos comentários!. 


    Artigo original publicado por Moudubulbe 

Postagens mais visitadas deste blog

Fazer Backup dos favoritos no Google Chrome

Para fazer o backup no google chrome até que é fácil , basta seguir os dados no link a seguir: https://support.google.com/nexus/answer/2819582?hl=pt-BR Poxa, meu chrome nem abre e agora ? Bem.... Devido a um caso que aconteceu , fui atrás para descobrir. Vou ser sincero, não foi tão difícil de descobrir, mas... Na hora do desespero, que nem ocorreu no grupo no face, fica bem complicado se localizar. Temos duas opções: 1- Copiar o arquivo Bookmark. Essa opção é recomendada se for o caso  de o computador não estar carregando o windows ou algo parecido. Claro pode ser utilizado também em qualquer situação. Copie esse caminho e somente substitua o  Nome_Usuario  pelo nome de seu login. C:\Users\ Nome_Usuario \AppData\Local\Google\Chrome\User Data\Default (obs: esse caminho é para windows 7 e 8)  Ao abrir a pasta perceba que terá o arquivo Bookmark  , copie esse arquivo. Se você quiser até confirmar se estão todos os seu favoritos gravado nele, ba

Instalação de Certificado Digital no ECRV SP

Desde que começou o uso do certificado dentro no site do Detran SP, vem causando algumas dores de cabeça para os técnico que atendem despachantes. 1- Instalação do certificado. A instalação no certificado é o primeiro passo para isso é necessário saber se ele é m token ou cartão. Qual a diferença entre esse dois? Além do formato o software costuma ser diferente, uma coisa que venho percebendo mas não é com todos modelos de token que no windows 7 64 bits alguns não funcionam quando tenta acessar o site no e-CRV. Os demais testes como na secretaria da fazenda e receita federal funcionam, mas no bendito site o e-CRV não vai. Para facilitar a vida de quem não teve a oportunidade de conhecer o tipos de certificado digital estou colocando logo abaixo a imagens. Token Como pode perceber ele é praticamente um pendrive  que possui gravado o arquivo de certificação digital.  Cartão ou E-cpf   Nesse caso é um cartão com um chip, para que o conteúdo no chip possa ser lid

Instalar epson lx300 no windows 7 (seven)

1° vai em Dispositivos e Impressoras 2° Adicionar uma impressora 3° adicionar uma impressora Local 4° usar uma porta existente (LPT1) e clique avançar 5° nessa tela voce clica em Windows Update (claro que tem que estar conectado com alguma internet) e aguarde ele vai baixar novos Drivers de Impressoras 6° quando ele terminar voce vai no Fabricante e escolha Epson (se for Epson claro) e depois vai em impressoras e escolha lá o modelo de matricial que voce quer (meu caso FX 2190 V 2.0) ou LX 300 e avança e segue as configuraçoes que voce ja deve estar acostumado como: ... selecionar como padrão..., imprimir pagina de testes... e etc. 7° apos tudo instalado (mesmo a impressora nao estar ligado no pc pois voce quer usar na rede = a eu) vai de novo em dispositivos e impressoras e clique com o direito do mouse na matricial que voce instalou e escolha "Propriedade da impressora" (nao é a ultima opção nao) 8° feito isso vai na aba Portas e clique em Adici